quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

“RUBENS, BRUEGHEL, LORRAIN - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado” - Uma Visita Guiada



Teve lugar no passado dia 16 de Fevereiro, uma visita guiada promovida pela nossa associação, à exposição patente no Museu de Arte Antiga, em Lisboa, denominada "A Paisagem Nórdica do Museu do Prado", onde se poderam observar obras de Rubens, Brueghel e Lorrain, entre muitos outros pintores das escolas flamenca e holandesa do século XVII.

A exposição de 57 pinturas de grandes mestres do século XVII, é a primeira exposição em Portugal composta exclusivamente por obras do Museu do Prado, um dos mais importantes museus do mundo.

A coleção de paisagens flamengas e holandesas do Prado conta com inquestionáveis obras-primas de alguns dos seus principais representantes, pintores que foram responsáveis pela consolidação da paisagem como género pictórico autónomo. As colecões reais espanholas são o núcleo original de onde provém a maioria dos quadros que compõem a exposição que está no Museu de Arte Antiga.

Esta exposição encontra-se dividida em nove núcleos, correspondentes às diversas tipologias da paisagem, surgidas na Flandres e na Holanda: “A Montanha: encruzilhada de caminhos”; “O Bosque como Cenário: a vida no bosque, o bosque bíblico e a floresta encantada, encontro de viajantes”; “Rubens e a Paisagem”; “A Vida no Campo”; “No Jardim do Palácio”; “Paisagem de Gelo e de Neve”; “Paisagem de Água: marinhas, praias, portos e rios”; “Paisagens Exóticas, Terras Longínquas” e, ainda, “Em Itália Pintam a Luz”.

Os mais destacados mestres da paisagem nórdica do século XVII compõem esta mostra: Tobias Verhaecht, Jan Brueghel o Velho, David Teniers, Peeter Snayers, Simon de Vlieger, Hendrick Jacobsz, Jan Peeters e Rubens, o grande mestre da paisagem nórdica, entre outros.

A exposição termina com algumas das paisagens encomendadas pelo rei Felipe IV de Espanha a Claude Lorrain e a Jan Both, para decorar o Palácio do Bom Retiro de Madrid.

Estiveram presentes nesta visita guiada cerca de 20 associados da Paço de Artes, que seguiram atentamente durante cerca de 2 horas, as explicações de uma excelente profissional, que nos proporcinou momentos de real interesse.

Ficam aqui alguns registos fotográficos desta visita, que, segundo apurámos, foi do agrado geral.