quinta-feira, 28 de outubro de 2010

JOÃO MÁRIO


Nasceu em Lisboa em 1932. Desde muito cedo sentiu vocação pelas Artes Plásticas e, por volta de 1950, resolve dedicar-se exclusivamente à Pintura, tendo passado a frequentar os cursos de Pintura e Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes, sob a orientação dos Mestres Albertino Guimarães e Domingos Rebelo. Terminados estes cursos, passou a receber lições de Pintura do Artista Álvaro Duarte d'Almeida. Em 1965 e posteriormente em 1987, empreende viagens de estudo por vários países europeus, nomeadamente: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Suíça. Realizou cerca de 160 exposições colectivas. Em 18 de Outubro de 1992 inaugurou o seu Museu em Alenquer. É um dos principais impulsionadores das Bienais de Arte Figurativa de Alenquer. Foi membro do extinto Grupo de Artistas Portugueses. É citado em diversos dicionários e publicações. A sua obra encontra-se repartida por colecções privadas e públicas em vários países.


Veneza
óleo s/ tela 65 x 50 cms.

4 comentários:

  1. Seria possível ter informações sobre o mestre referido do pintor João Mário, chamado Domingos Rebelo? Temos um quadro representando um moinho e natureza um pouco acidentada, e datado de 1921, mas não encontramos informação sobre este pintor.

    Muito obrigada,

    Luiza Lobo - Rio de Janeiro - luizalobo95@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Viva! Chamo-me Jorge Rebêlo, e sou neto do pintor açoreano Domingos Rebêlo, que fez uma exposição no Rio de Janeiro, em Setembro de 1920, no Real Gabinete Português de Leitura.Estou a construir o site "Pintor Domingos Rebêlo" em : http://domingosRebelo.com . Se me quiser contactar tenho muito gosto.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Gostaria de saber se o Pinto João Mário alguma vez esteve em Angola, e se pintou alguma tela relativa a Angola.
    Agradeço contacto para o email: fiuza.maria@gmail.com
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite,
    O pintor João Mário, esteve em Angola e possuo um magnifico óleo representando o quotidiano nativo feminino de uma das suas etnias
    Cumprimentos

    ResponderEliminar